O Lago Pintura à óleo sobre tela - 65 x 81 |
Vejam algumas dicas de como utilizar as
tintas à óleo ao pintar uma tela:
Para clarear uma cor geralmente usa-se o
branco, adicionado pouco a pouco, mas
com os verdes e os marrons clareia-se
com amarelo.
Ao iluminarmos um objeto se ele for polido
teremos pontos brancos para mostrar a
luz ou janela refletida nele. Se ele for opaco
não haverá pontos brancos.
É muito raro se usar uma cor pura. Num
objeto iluminado sua parte clara pode ser
feita com a cor sem mistura, mas a sombra
não. Normalmente usa-se três cores.
Misturas mais usadas, numa ordem que indica
quantidade, isto é, a primeira cor coloca-se
mais, a segunda um pouco menos e a terceira
pouco a pouco:
Cor de pele de pessoa clara= branco + terra de Siena
Queimada
Cor de pele de pessoa morena = branco + ocre + carmim
ou laranja em pequena dose.
Rosa Chá ou Antigo = branco + carmim + pequena pitada
de ocre.
A cor do mar varia de acordo com a cor do céu o qual
ele reflete. Considerando-se um mar límpido com
dia de sol, varia entre verdes e azuis com suas
misturas.
A cor das árvores na sombra utiliza-se azul escuro com
verde escuro, verde escuro com ocre ou verde escuro com
marrom.
Observar o tipo de árvore.
A cor das árvores na luz verde escuro com ocre, verde
claro com laranja ou azul escuro com qualquer tipo de amarelo.
O amarelo ocre é a única cor que pode ser misturada com
cores claras ou escuras.No resto, as misturas devem ser
claras claras e escuras + escuras. Isto porque a cor ocre,
ou oca, já é uma mistura de cor fria com quente
(amarelo + marrom).
Cinzas para sombras de objetos brancos = branco + azul
médio ou escuro, marrom.
O artista determina as quantidades para a mistura. O ideal
é adicionar as tintas aos poucos até chegar a uma cor
que lhe agrade. Por exemplo:
Lilás = branco + azul + carmim
Magenta = branco + carmim + azul
Ocre = amarelo claro + marrom
Marrom escuro = terra de siena queimada + azul escuro
Verde escuro = verde vessi ou esmeralda + azul escuro ou
carmim ou marrom.
Se quisermos neutralizar algumas cores, isto é,
diminuir-lhe a intensidade, podemos adicionar um pouco
alguma cor que retire o excesso do brilho. Vejamos:
No verde limão usaremos o ocre ou roxo;
No amarelo, o marrom escuro;
No carmim, o azul escuro;
No vermelho, o carmim;
No azul cerúleo ou celeste, o azul cobalto;
No azul cobalto, o carmim;
No laranja, o marrom avermelhado.
Com todo respeito ao seu trabalho venho por meio deste lhe fazer uma mínima observação.
ResponderExcluirPorque quando foi dado a dica das tintas para se pintar a pele você falou:PELE HUMANA(acredito que seja pele branca)
logo depois você falou para outro tipo de pele :PELE MORENA,pele morena também é pele humana ou então tivesse colocado PELE BRANCA ao invés de PELE HUMANA.
Obrigada! Realmente você tem razão!Vou corrigir! Um grande abraço!
ExcluirEstou começando a pintar e amei o seu blog, está sendo de grande ajuda...muito obrigada por suas postagens!...Abraços Suely
ResponderExcluirOlá Claudete
ResponderExcluirAdoro pintar, comecei a pouco tempo e é a atividade mais prazerosa que já vi. Gostei das sua dicas de mistura de tintas. Mas por que não usar a cor amarelo pele na mistura com as outras cores para obter a cor da pele? Obrigada e um feliz ano novo. Ema Castelli
OLA
ResponderExcluirParabens gostei muito, estou começado a pintar a oleo, suas dicas me deram, bons conhecimentos, gostaria se possivel quando tiver novas dicas de telas.
Meu email natalhng@gmail.com
Obrigado.
OLA
ResponderExcluirParabens gostei muito, estou começado a pintar a oleo, suas dicas me deram, bons conhecimentos, gostaria se possivel quando tiver novas dicas de telas.
Meu email natalhng@gmail.com
Obrigado.
Fiz uma tela q para a cozilha, mais o fúno ficou mto éscuro ta hoso motivo são tipos pa elas e temperos...Como posso clarear?obgd
ResponderExcluirObrigado muito interessante.
ResponderExcluirObrigado muito interessante.
ResponderExcluirAmei.............. muito obrigada.
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